O cúmulo da burocracia online e offline

Publicado pelo camarada Fábio Pazzini no Facebook e reproduzido como publicado, sobre a falta de bom senso, de cumprimento à políticas de acessibilidade e evidenciando, mais uma vez o descompasso da máquina pública em relação à realidade e o quanto esta máquina gosta de complicar e burocratizar tudo.

Uma coisa meio Kafka, em versão digital.

Sabe qual é o cúmulo da burrocracia ao quadrado?

Pra acessar um serviço eletrônico dentro do site da Secretaria de Estado da Fazenda do estado de SP, é preciso comparecer ao posto fiscal com um requerimento de senha preenchido. Ou seja, pra usar a internet, é preciso ir até o posto fiscal e pedir uma senha. Bom, mas pra ir até o posto fiscal pedir a senha, tem que baixar o tal requerimento do site da Secretaria. Ou seja, é preciso acessar a internet, pra baixar um documento, pra ir no posto fiscal e pedir pra usar a internet. Tá. Já está burrocrático, né?

Sabe qual é o cúmulo? O que se baixa no link do site da tal Secretaria, é um arquivo ‘.exe’, ou seja um executável, que só roda em Windows, claro. Ai xinguei um pouco, pois uso Mac, e tenho uma alternativa Linux, mas em nenhum dos dois funciona, claro. Ai então abri o Win7 que tenho instalado, e tchan, nan! Não roda. É pra windows XP !!!

Bom, lá vamos nós abrir o velho Laptop, que segue funcionando bem com Win XP. Abri o ‘requersenha.exe’ e… tchan nan… é um autodescompactador ZIP !@#!$#@!!!! E o que ele descompactou? Um arquivo ‘.doc’

Porra!!! Se era pra usar um ‘.doc’ comum, porque ele veio compactado num arquivo que só roda em Windows XP??? !!@#!#$@øæß!!! E pior, porque razão inexplicável alguém achou que era necessário compactar um documento de 23KB !!!!????

Porque essa era a melhor maneira de elevar a burrocracia ao quadrado! Oras…

desGoverno de São Paulo…

Segue o print screen do post no Facebook.

Depoimento no Facebook sobre burocracia do Governo do Estado de São Paulo para serviços online e offline.

Para acessar um serviço do Governo do Estado de São Paulo você precisa requerer senha no posto de atendimento, e para isto você precisa baixar um arquivo que está… no site. E que só roda em 30 a 40% dos computadores brasileiros. E aí, você precisa… ih, me perdi!

PS Off topic: 3 posts em um dia. Será que este blog zumbi voltará de fato à vida?

5 respostas em “O cúmulo da burocracia online e offline

  1. Celso, ainda tem um detalhe final que não coloquei no texto. O tal documento para requerimento da senha é todo feito para empresa, como se fosse uma procuração pra que alguém vá lá representar a empresa pra retirar a senha. Mas e eu que sou cidadão pessoa física e vou retirar minha própria senha?

    E ai eles ainda tem a cara de pau de colocar uma ressalva para que assinemos embaixo: “Temos plena ciência e estamos de acordo que a senha será emitida e entregue desprotegida de sigilo, portanto o funcionário da Secretaria da Fazenda poderá ter conhecimento da mesma.”

    Ou seja, no fim, a senha nem é sigilosa!!! É internet na idade da pedra, ou o que?

    Tome vergonha na cara, Governo do Estado de São Paulo, e implemente uma maneira segura de cada um criar a sua própria senha de acesso de maneira direta, online e secreta.

    • Uma correção pequena que fui saber hoje. Ontem eu telefonei pra pedir ajuda e saber como fazia pra ter a tal senha, e em nenhum momento a atendente me perguntou se era pessoa física ou pessoa jurídica, e me mandou baixar o tal arquivo. Pois hoje descobri que o caminho pra pessoa física é mais simples, e não precisava ir ao Posto Fiscal requerer senha. Mas a história continua valendo para empresas (Pessoa Juridica), e continua sendo um absurdo baixar um ‘.exe’ pra Win XP, que extrai um documento de texto simples.

      • Fábio, você poderia divulgar o procedimento para pessoa física? Não consigo encontrar essa informação na internet. Certamente será útil para muita gente, já que os funcionários do nosso governo são incompetentes demais.
        Obrigado!

  2. Celso, também passei por isso, E só tenho a lamentar… que o governo de São Paulo ainda não se deu conta desse problema. Eles nos cobram taxas altas pelos serviços e nos fornece em troca perca de tempo, com um arquivo burro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s