Maldições e Bençãos pelo caminho.

Quando reconhecemos o que faz o belo ser belo
Surge o feio!

Quando reconhecemos o que faz o bom ser bom
Surge o mal!

(Tao Te Ching, Aforismo II)

Tatuagem Taoísta, mocinhos Star Wars: Aliança Rebelde.Tenho uma habilidade de leitura extrema, derivada de meu vício de leitura e uma pitada de ansiedade, e que me faz ler quase tudo que pode ser lido que estiver ao alcance dos meus olhos – além de ler muito rápido.

Muitas vezes, me permite alguns “super poderes“, algumas bençãos. Como ler páginas e páginas de livros ou revistas em pouquíssimo tempo, perceber o que está escrito em uma placa sem olhar diretamente para ela ou saber o tom e o conteúdo geral de um texto com praticamente um olhar.

Em outras ocasiões é quase uma maldição. Fico tenso ou disperso em uma conversa ou uma tarefa pelo excesso de informação e/ou ler algo que me distrai. De vez em quando, leio algo que não devia ler – uma anotação indiscreta num post-it, um e-mail comprometedor, um post inadequado ou um documento confidencial mal escondido.

Tatuagem Taoísta, vilões Star Wars: Império Galáctico.E o que deriva desta habilidade nem sempre é positivo num primeiro momento – nem sempre é positivo em qualquer momento – mas ainda assim, considero que muitas das consequências desta “maldição” me fazem algum bem, ou ao menos o que julgo como bem num primeiro momento.

E este é o ponto: na verdade, só o tempo e algum contexto pode nos dizer se o nosso jeito, nossas habilidades, nossas ações e daqueles que agem sobre nós é uma maldição ou benção. É isso que muitas vezes esquecemos na nossa leitura apressada dos caminhos da vida:  tem um pouco de preto, um pouco de branco, um bem aqui, um mal ali.

A Vida não é maldita, nem bendita. A vida é só vida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s