Zodíaco mudou. Mude você também.

Então é assim: mudaram o zodíaco (astrologia, não o filme!) e eu não faço mais aniversário.

Se as pessoas perguntarem quando é meu aniversário, vou dizer: “não faço aniversário.”

E se me perguntarem minha data de nascimento, digo: “entre o dia 1 de Janeiro e 31 de dezembro de um ano entre 1970 e 1980.”

Lógico que por razões burocráticas, tecnológicas ou simplesmente onde fizer sentido, vou informar a data. Mas sabe o que é? Cansei.

Cansei de pessoas dizendo coisas como: “ah, só podia ser de _______”. Ou “Sabia que você era _______” e dizem um signo do tal zodíaco.

Na verdade, o que cansei foi das pessoas me reduzirem a um rótulo, a uma noção pré-concebida de mim. E de me tratarem como se soubessem tudo de mim por ter uma lido uma lista de características associadas a este rótulo. Aliás, cansei também das pessoas se reduzirem assim.

Somos muito mais que um rótulo. Mais que um signo do zodíaco, do horóscopo maia, chinês ou arábe. Mais também que o rótulo de “é homem”, “é brasileiro”, “é paulista”, “é pobre”, “é rico”, “é nerd”, “é branco”, “é preto”, “é pardo”, é isso ou aquilo.

Entendo que colocarmos uma etiqueta em nós mesmos e em outras às vezes é necessário, para orgnização, mas reduzir uma pessoa a um rótulo é – desculpe a falta de tato – burro. Eu sou um indivíduo e já está de bom tamanho, não me reduzam a menos que isso.

Aliás, não se reduzam a menos que isso também. Somos todos indivíduos e mais que ser deste ou aquele signo, que ser homem ou mulher, que ser _____ ou _____, isso ou aquilo. Muito mais.

Infelizmente, não tenho como esconder muita das coisas tolas que usam para me reduzir, mas data de nascimento, eu não tenho. Daqui por diante, a data de hoje é tão boa quanto amanhã e não muda nada.

Um rótulo a menos, eu espero.

E feliz aniversário para mim.

Uma resposta em “Zodíaco mudou. Mude você também.

Deixe um comentário

