Cinema: noivas macabras e divertidas

Geena Davis com a boca pregada em Os Fantasmas se divertem (Beetlejuice), de Tim Burton.O noivo é branco como cera e além olheiras iguais do Penadinho, exibe algumas pústulas e um sorriso cheio de dentes podres. Está apreensivo e quer consumar o casamento logo. Sua futura esposa, num vestido de noiva, é questionada se aceita casar com ele e, quando sua amiga vai responder que não, uma placa de metal é pregada na sua boca.

O que é isto? Algum filme sádico do Zé do Caixão? Uma metáfora ou apologia da subserviência feminina?

Nada disso. É apenas uma das cenas mais engraçadas e piradas de um dos melhores filmes de Tim Burton, que com o seu peculiar senso estético e humor fúnebre, nos premiou com versões bem diferentes do casamento em duas ocasiões: O Fantasmas se Divertem (Beetlejuice), de 1988, e A Noiva Cadáver, de 2005. Ambos parte da minha listinha de homenagens a noivas macabras no cinema, nesta sexta-feira 13.

Preparem o buqueê de cravos e crisântemos!

Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice)


Nesta comédia, Adam (Alec Baldwin) e Barbara (Geena Davis) formam um casal que morre mas não se dá conta disto até voltar para sua casa e ter a mesma vendida para um casal e sua filha meio gótica, Lydia, vivida pela cleptomaníaca Winona Rider e que se torna amiga dos dois fantasmas.

Para salvar os dois novos amigos, Lydia acaba libertando um fantasma maligno e fanfarrão, magistralmente interpretado pelo canastrão Michael Keaton, com a promessa de casar-se com ele e ir viver no além. Apesar da cena descrita no começo do texto ser com a personagem de Geena Davis, é a personagem de Winona Rider e seu vestido de casamento vermelho que eu considero a verdadeira noiva macabra neste filme.

Clássico.

Citação: “Besourosuco, Besourosuco, Besourosuco.

A Noiva de Chucky (Bride of Chucky)


Clássico trash, Chucky – O Brinquedo Assassino, ganhou diversas continuações, incluindo algumas mais, digamos, familiares. O destaque, claro, fica para a Noiva de Chuck, dirigido por Ronny Yu (Ronny Who?!?!).

Apesar de fazer rir involuntariamente, a série é cultuada mundo afora. E vou confessar, o boneco Chuck não me metia muito medo não, mas a noiva já apareceu em pesadelos meus.

Chame sua cara metade e assistam de mãos dadas. De preferência sem faca nas mãos.

Citação: “Eu vou te matar!

A Família Addams 2 (Addams Family Values)


Ele é linda, ela é inteligente, ela é divertida, ela é sensual e fogosa. Pena que é uma assassina. Pena que era ambiciosa, pois com um pouco de humildade, teria sido bem-vinda à família Addams.

Não é um filme de horror, eu sei, mas Debbie “Viúva Negra”, a sexy babá que se casa com Funéreo Addams, é macabra exatamente por ser simpática e “normal”. Aliás, o filme, dirigido por Barry Sonnenfeld, é excelente por vários motivos, um deles é justamente mostrar personagens “normais” tão estranhos quanto a família protagonista.

Ótimo e divertido, só perde para o primeiro filme e a série original, dos anos 1960.

Sente no sofá e se prepare para rir.

Citação: “Você morreria por mim? / Sim! / Promete?!

A Noiva Cadáver (Corpse Bride)


Mais um filme dirigido Tim Burton. Desta vez, co-dirigida com Mike Johnson. É uma animação divertida e soturna, com o apuro estético típico nos trabalhos do cineasta.

Um rapaz inseguro – dublado por Johnny Depp – que ao ensaiar, em um cemitério, um pedido de casamento, acaba despetando uma noiva cadáver- dublada pela Helena Bonham-Carter – esposa de Burton.

Apesar do jeito algo meigo dos desenhos de Burton, imaginar a situação caso fosse real pode ser um pouco assustador.

Assista de mãos dadas, e cuidado com as promessas que fizer.

Citação: “Esta vista não é linda? Me deixa sem fôlego! Se eu ainda tivesse algum!”

Gremlins 2 – A nova turma (Gremlins 2: The New Batch)


Ok, o filme, dirigido por Joe Dante, passa longe do terror. É uma comédia escrachada, porra louca, estranha e cheia de referências da cultura pop, contando inclusive com participação de Christopher Lee, que foi o Conde Drácula e outros personagens macabros em diversos filmes de terror.

Assim como em Família Addams 2, tem um monte de personagem “normal” mais estranho que os bichinhos malignos que dão nome ao filme. Malignos? Sim, mas cheio de estilo, galhardia e estilo: tem Gremlin intelectual, Gremlin Vampiro e até um Gremlim Travesti com vestido e bouquet de noiva. Acha isto macabro? Que nada! Macabro mesmo é o sorrisinho de consentimento que a vítima escolhida pela noiva dá quando percebe que não vai se safar (aos 3m19s do vídeo acima).

Tem inteirinho no YouTube.

Pegue a pipoca e divirta-se com esta comédia típica dos anos 1980 (apesar de ser de 1990).

Citação: “Nha nha nhanhhá! Nha nha nhanhá! Nha nha nhanhá nhanhanhá nha nhanhá!

Por hoje é só criançada. Aproveitem esta sexta-feira 13, vou ali pegar minha máscara de hockey, trocar idéia com meu amigo Jason Vorhees e já volto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s