Pertinência e relevância na mídia publicitária

Ontem vi uma nota no BlueBus sobre Mídia em Cinema, com um profissional que faz parte do grupo ” exibidores e operadores da comercializaçao” clamando por mais investimentos em publicidade em cinema e usa o argumento de que 53% da população brasileira freqüentam o cinema.

Sinceramente, acho que falta o pessoal pensar mais em pertinência e relevância, como disse Felipe Iacoca em outra nota, também no Blue Bus hoje, e um colocar um freio nessa ânsia de mídia em todo lugar, de toda forma. O Felipe coloca isso muito bem:

” Sob esta lógica, 70% assistem novela, 53% vao ao cinema, 40% usam internet e 100% declaram utilizar papel higienico, entao vamos aumentar 1000% o investimento em mídia para cobrir TODO o share. Mídia nao é só alcance, nao é nada alcance, e sim relevância e pertinencia… Midia em banheiro já existe, caixa de pizza, mas no papel higienico… Estou ligando hoje na Melhoramentos e na Kimberley para fazer uma parceria. Cada folha uma logomarca. 100% de alcance. Meu Deus!!!”

(na nota , no Blue Bus)

Spaceball Toilte Paper, no filme SOS Tem um Louco Solto no Espaço (Spaceballs)

Spaceball Toilte Paper, no filme SOS Tem um Louco Solto no Espaço (Spaceballs)

Pois é. Me lembra o SOS – Tem Um Louco Solto no Espaço (Spaceballs), que ironiza o exagero de merchandising (product placement?) de Star Wars, colocando o logo do próprio filme em todo canto, inclusive no “Papel Higiênico Oficial do Filme“.

E convenhamos, com a quantidade de propaganda antes de cada filme em certas sessões, cinema deveria tornar-se serviço público. Depois, neguinho não entende porquê marketeiro virou palavrão e porquê ganham espaço a pirataria e o download de entretenimento em canais-extra oficiais (me recuso a chamar uma pessoa física que baixa um filme para entretenimento pessoal de pirata).

Menos galera, menos.

3 respostas em “Pertinência e relevância na mídia publicitária

  1. Me lembro que um dos professores lá do curso de CRM comentou sobre o baixo investimento em Cinema como mídia e ressaltou alguns cuidados que devem ser tomados, como por exemplo, a desvantagem de ser o primeiro da fila…enquanto todos estão desatentos na sala de cinema e de repente…BUM: entra a sua marca na tela. Mas comentou também sobre ações MUITO bem boladas, como um quizz realizado na sala e enviado por SMS ( gratuita), aparecendo o resultado na telona antes de começar o filme.
    A questão é, de fato, saber usar com parcimônia! :)

  2. Realmente!
    Eu, que sou apenas usuário, começo a pensar em chegar sempre atrasada para me livrar dos comerciais!!
    Aqui só fomos ao cinema uma vez, assistir o filme do agente 86. Não tinha muita propaganda, mas tinha um quiz tb., era dado uma camiseta de premio para quem acertasse perguntas acerca do filme (na maioria do nível o ator x participou de que filme além desse…).
    Ainda assim, um porre pra mim! A gente veio aqui para assistir filme, ou para ver comercial??
    Bjos
    Broda
    PS: valeu pela 2a dica devidamente já aplicada!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s