Erotismo e Videogames no A Vida Secreta

Pesquisa informal sobre o sexo, a sensualidade e erotismo nos videogames (também conhecidos como jogos eletrônicos ou de computador) no post Sexo e Games – Jogos para Adultos, no A Vida Secreta. Além de divulgar, aproveito para deixar minhas respostas abaixo. Vai lá e participe também.

Há erotismo envolvido nos jogos?

Obviamente, não em todos os jogos. Mas como toda mídia, jogos elerônicos  são mais um canal para ilustrar, discutir ou refletir as diversas facetas da vida, erotismo inclusive. Ultimamente, a quantidade de jogos que têm um direcionamento erótico/sensual ou passagens com essa conotação aumentaram bastante. Mas lembremos que erotismo e sensualidade são cada vez mais explorados em todas as formas de comunicação. Segundo o Giuliano Da Empoli, em seu livro Hedonismo e Medo –  O Futuro brasileiro do mundo, vivemos numa sociedade cada vez mais sensual/erótica e violenta. E como nos últimos anos os videogames tornaram-se a mídia mais lucrativa – que apresenta maior crescimento , e permite maior envolvimento sensorial e psicológico – e cuja arte narrativa mais evolui, é natural que cada vez mais tratem de assuntos como sexo, erotismo e violência.

Se há, quais os que mais atraem e porque?

De uma forma geral, nenhum jogo me atrai por seu conteúdo erótico. Normalmente, o jogo precisa me excitar sensorial ou intelectualmente, além de divertir. E costumo me atrair bastante por jogos com boa narrativa, bons enredos, boas formas de interação ou com temas que gosto.

Quando há erotismo, isso chega a te envolver? Excitar?

Até hoje não. Mas não digo que não pode acontecer. Acredito que seja o mesmo que eu ler um conto erótico na web, um texto do Marquês de Sade, um clipe picante ou ver um filme pornô: a “cena” dever ser bem conduzida, contada e mostrada para me excitar. Além de depender do contexto. Já houve situação onde o clipe da música Plug me In, do Add N to (X) (aconselho discrição ao abrir o link), me excitou, mas na maioria das vezes, não. Como em tudo, o que vale é contexto.

Já jogou algo exclusivamente erótico?

Não

Quais seus momentos eróticos ou sensuais preferidos em jogos?

Como comentei com a B, existem algumas cenas que gosto por serem engraçadas ou bem colocadas na narrativa do jogo

  • Duke Nuke 3D, para PC: em determinado momento, o personagem do jogador invade um club de strip-tease e sempre que chega perto de uma dançarinha e aperta o botão de ação/abrir portas, o personagem dá uma grana para a dançarina, que sorri e remexe os seios.
  • Grand Theft Auto: no primeiro GTA, uma das missões que o chefe criminoso lhe passa, na primeira fase, é pegar a esposa dele na academia e levá-la num lugar X. Chegando na academia, a mulher diz: “Leve eu e meu…er… hum… ‘personal trainer’… até o Hotel Y”, sugerindo que era o amante dela. Na continuação da missão, o chefe descobre e manda você apagar a esposa um tanto dada. Detalhe: nunca aparece nada explícito além desse diálogo em texto na tela.
  • Deus Ex, PC: Num determinado momento, você precisa encontrar um personagem que é dono de um clube noturno em Hong Kong. Dentro do clube, na pista de dança, há várias pessoas dançando, inclusive duas moças dançando juntas. Você pode chegar perto e ouvir o diálogo delas, até mesmo falar com elas (elas dão 3 respostas bobinhas para você). Uma das frases entre elas é algo como: “você tem que soltar mais os quadris“; depois uma outra frase que sugere sensualidade de forma muito, muito sutil, mas que dá entender que elas são amigas, mas estão interessadas uma na outra. (aliás, nesse jogo, as conversas e texto incendentais são muito bons. Não é a toa meu jogo preferido.)

E você, qual a sua experiência e relação com sensualidade e erotismo em jogos? Deixe seu comentário lá: www.avidasecreta.com.br/sexo-e-games-jogos-para-adultos/

Anúncios

2 respostas em “Erotismo e Videogames no A Vida Secreta

  1. Pingback: Sexo e Games - Jogos para adultos - II

  2. Pingback: A VIDA SECRETA | Sex Drops | A Vida Secreta - A Biografia Secreta de Todos Nós

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s