A Vida Google – Larry Page, Sergey Brin, Eric Schmidt revisam Descartes

Ainda não é onipresente e onisciente, mas em quase todo momento ou lugar da minha vida, o Google participa: da namorada que chegou a mim através da já clássica busca, às anotações sobre meus próximos projetos no Google Notebook.

E isso é a só a ponta do novelo, pois rapidamente, posso listar serviços e produtos que estão na minha vida a maior parte do tempo desperto:

  • Analiso a performance dos sites que gerencio ou participo através do Google Analytics e do Webmasters Tools.
  • Ganho uns trocados com o Adsense.
  • Me informo sobre baladas, notícias e eventos culturais pelo Google Reader.
  • Mostro minha arte fotográfica e faço contatos através do álbum e comunidades do Orkut.
  • Exercito a capacidade de análise e reflexão publicando artigos no Knol.
  • Planejo minhas viajens e divulgo informações sobre minha cidade no Maps.
  • Faço uma amiga gringa passar vontade de comer brigadeiro, coxinha e pastel de queijo com as fotos encontradas pelo Google Image Search.
  • Dou risada, me informo, me aperfeiçôo e me admiro com a liberdade de expressão (e o alcance dessa expressão) que vídeos e posts no YouTube e Blogspot permitem.
  • Lamento shows que perdi de artistas e bandas que não estão mais por aqui, relembro alguns dos que vi no YouTube e Google Video.
  • Mantenho controle de meus prazos e cronograma no Google Calendar.
  • Escrevo projetos, propostas e controlo finanças no Google Docs (que me livrou de ser obrigado a gastar uma grana absurda com o Microsoft Office para usar só o básico).
  • Encontro código-fonte e softwares que dão boas idéias, ou mesmo solucionam problemas, em um projeto de software que estou participando.
  • Gerencio toda a minha comunicação pessoal e profissional com o Gmail e o Gtalk. Que sem dúvida não substituem uma boa conversa de bar, totalmente offline, mas ajuda bastante a manter tudo em ordem e funcionando, principalmente agora que a versão Labs do Gtalk se integra ao Google Calendar e ao Orkut.
  • Amplio o alcance das minhas idéias, utilizando o Google Translator para criar versões traduzidas (ainda que automaticamente e não muito corretamente) de páginas do blog. Útil especialmente quando estou com preguiça de reescreer um post em inglês ou quando quero ter uma idéia do que significa uma página em Russo, por exemplo. :-)
  • Blogo e publico mais rápido, já que agora o WordPress usa o Google Gears para acelerar a perfomance do gerenciador.
  • E o mais importante: aprendi que para ter sucesso é preciso aplicar intensamente em seus produtos e serviços a filosofia e princípios que prega que norteiam sua missão.

Para não dizer que o Google é unanimidade na minha vida, ainda não confio no Picasa e prefiro publicar minhas fotos no Flickr, e prefiro publicar no WordPress ao Blogger. Mas, ao menos na minha vida, talvez já esteja na hora de revisar Descartes:

Google, logo existo.

[atualizado em 05 de setembro de 2008]

O post foi citado numa matéria da INFO, edição 271 (setembro de 2008), sobre o Google.

5 respostas em “A Vida Google – Larry Page, Sergey Brin, Eric Schmidt revisam Descartes

  1. Concordo com tudo e faço uso também de grande parte. Gosto do Picasa para editar fotos rápidas, abre mais rápido que photoshop, mas definitivamente, o wordpress me seduziu e seduz mais que o blogger. Mas… que dá um medinho estar tão nas mãos de uma empresa só… ah dá. Me lembra estas teorias de conspiração… risos. Lembra do filme The Net????

  2. Pingback: Google, logo existo, na reportagem na INFO 271, setembro de 2008 « Celso Bessa Post-its

  3. Pingback: Google Chrome e Gtalk matando Internet Explorer e MSN Messenger « Celso Bessa Post-its

  4. Pingback: - B.eabá da Internet para Safadeza - Segurança e Privacidade | A Vida Secreta - A Biografia Secreta de Todos Nós

Deixe um comentário

