Post-It: Educação, aprendizado, internet e as redes

O Gilberto Alves Jr. (Desta.ca) e o Marcos Gomes (BooBox) estão fazendo um podcast chamado Tá Ligado. Na
edição 02, convidaram a Lúcia Freitas (LadyBugBrazil), do , para um bate papo sobre a educação, aprendizado, internet e as diversas redes sociais e informativas (e não estamos falando de tecnologia ao dizer redes).

Acho de extrema importância quando falam do modelo atual de ensino. Um trecho do artigo “Fotos digitais no celular, de bolso, Pierre Lévy e democracia” que publiquei no site Outrolado e aqui no Post-Its, explica porquê:

Pierre Lévy, no livro Inteligência Coletiva(***), defende a busca por novas formas de comunicação e interação entre os indivíduos – partindo do princípio de distribuição em rede e através do ciberspaço – que constituiria um cenário multimidiático(**) em que cada ser contribuiria com a criação de novos signos, novas linguagens, aumentando o saber coletivo e diminuindo a importância de “gurus” em diversos assuntos, pois todos seriam capazes de se expressar e compartilhar com o mundo, deixando de ser julgado ou filtrado por uma entidade superior (como uma organização, um crítico especializado , um “ser mais iluminado” ou “gabaritado”) e passando a ser julgado pelo coletivo.

Se liga lá, tá ligado?

http://taligado.w2br.com/2008/edicao-02-sobre-aprendizado-com-lucia-freitas

3 respostas em “Post-It: Educação, aprendizado, internet e as redes

  1. Oi, Celso
    Primeira visita aqui. Valeu a conversa. Pierre Lèvy é fundamental pra pensar esta história. Mas ainda quero levantar (de novo, ô joaninha insistente) o Paulo Freire. Ele é sensacional e continua válido.
    Para compartilhar, antes de mais nada, a gente tem que reconhecer o outro como sabedor.
    bj

    • concordo Celso, é preciso que a democracia aconteça neste país prinsipalmente na interação entre nós brasileiros, que precisamos nos unir mais com relação a defesa do bem comum que vem sendo depedradopor estranhos que entram e saem do meio político sem se comprometer nem se responsabilizar com a defesa do patrimônio público que pertence a todos os Brasileiros e não só a políticos, como estamos vendo atualmente com a destruíção da reserva do xingú estou a dois anos tentando captar assinaturas de um evento social, democrático e hiper educativo,sobre,lixo arte e reciclagem e adoraria postar áqueles q como eu vê q é um problema sério q precisa ser solucionado, antes que percamos o q ainda resta de vidas neste planeta. o end é;www.aacaocidadapelacoletaseletivalegal.blogspot.com ou http://www.avaaz.org/po/petition/controle_do_despejo_do_lixo_no_meio_ambiente_em_geral/?cybnXbb PARTICIPE!

  2. Tá ligado! Tem boas referências, principalemte qdo se trata de um grande mestre Pierre Lèvy . Certamente felizes em postar matéris como essas.
    Parabéns.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s