Ghosts I-IV. Novo álbum do Nine Inch Nails.

Miniatura de papel de parede 01 do álbum Ghosts I - IV, de Nine Inch Nails

Vi a boa notícia no Omelete: o Nine Inch Nails lançou um novo álbum, Ghosts I – IV, apenas com músicas instrumentais, a preços módicos e sob licença Creative Commons (o que significa que você pode distribuir o os arquivos livremente, modifícá-los ou remixá-los desde que atribua a obra original e compartilhe o seu trabalho sob uma licença semelhante).

Fui ao site da banda e baixei o pacote disponibilizado para divulgar o novo álbum e fiquei muito empolgado. Não só pela qualidade da música, pelo modelo comercial justíssimo que utilizaram (leia nota do Omelete para entender melhor), mas também pela qualidade dos extras do pacotinho de divulgação. Um presentão.

Miniatura de papel de parede 01 do álbum Ghosts I - IV, de Nine Inch Nails

Ghosts I – IV, Arte Sonora

Se o álbum seguir a linha das 9 faixas disponbilizadas será um álbum maravilhoso: predominantemente suave, reflexivo e melancólico, mas com aquele clima sombrio típico do Nine Inch Nails. Uma espécie trip-hop sujo, com os timbres típicos do rock industrial que Trent Reznor e asseclas costumam usar. Quem já ouviu o álbum de Saul Williams produzido por Trent, ou os remixes que Saul fez para o Nine Inch Nails, pode perceber a influência mútua em diversas faixas.

Se o disco seguir a tônica destas 9 faixas, tem potencial para desagradar fãs radicais, mas pode conquistar, muito mais novos fãs.

Miniatura de papel de parede 07 do álbum Ghosts I - IV, de Nine Inch Nails

Ghosts I – IV, Arte Visual

Além dos 9 arquivos mp3 em alta qualidade, o kit é composto por arquivos de imagens baseados no belíssimo encarte do álbum, já formatados como papéis de paredes (em versão widescreen, inclusive), banners e ícones para programas como o MSN Messenger e Google Talk. E o encarte também faz parte do pacote, na forma de um arquivo em PDF. Na verdade, dizer que é um encarte é injusto. O ideal é dizer que é um livro de arte, também soturno e intimista: cada página do arquivo tem aproximadamente 33x22cm e produzido com fotografias lindas e pouco texto utiliza uma tipografia fabulosa.

Miniatura de papel de parede 10 do álbum Ghosts I - IV, de Nine Inch Nails

Ghosts I – IV, 9 foras

Se os álbums da banda até aqui poderiam ser perfeitas trilhas sonoras para o fim do mundo, e pelo que já deu para ouvir, Ghosts I -IV será o álbum pós-apocalíptico perfeito: como se o Armagedon tivesse passado, você se descobrisse sozinho e se perguntasse o que seria a partir dali.

Coloquei os links para alguns dos papéis de parede (os mesmos das fotos ao lado, que nem são as mais bonitas do encarte) na lista abaixo . E para baixar o kit, vá até a página do álbum, no site da banda: http://ghosts.nin.com/

Aproveite, antes que o mundo realmente acabe.

[atualização]
Fiz uma série de “remixes” de imagens do encarte do álbum. Podem ser vistas no meu album no Flickr: Ghosts I-IV.
[/atualização]

:-)

3 respostas em “Ghosts I-IV. Novo álbum do Nine Inch Nails.

  1. Pingback: Notas sobre Ghosts I-IV, do Nine Inch Nails. « Celso Bessa Post-its

  2. Pingback: Mais imagens inspiradas pelo Nine Inch Nails « Celso Bessa Post-its

  3. Pingback: Slip. De novo, Nine Inch Nails lança álbum de graça na internet « Celso Bessa Post-its

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s