30 dias para a Alemanha e contando

…se não sais de ti, não chegas a saber quem és … é necessário sair da ilha para ver a ilha…
(José Saramago, O Conto da Ilha Desconhecida)

Se você entrar no meu perfil, verá que está escrito Germanófilo. Aliás, está escrito em português, inglês, e alemão.

Não sei porquê e não sei quando começou essa paixão pela Alemanha.

Talvez tenha sido aquele episódio do desenho Pica-Pau “chamando o Dr. Hans Chucrute“, talvez tenha sido uma propaganda dos motores Kohlback (“coloca o língua no céu da boca e diz: kohhllllllllllback”), talvez a seleção alemã de futebol na Copa de 1986, a bandeira estilosa com aquela águia mal-encarada no meio (agora é sem a águia, que é o brasão de armas do país), o Kraftwerk, Beethoven, Bauhaus (a escola) e a história do design, aquele oba-oba todo sobre a ossada do Dr. Josef Mengele nos anos 1980 ou algo no gênero.

O fato é que sempre tive uma queda pela cultura e história alemã, pelo idioma e pela psicologia do povo alemão. Há muito quero conhecer a Alemanha e em 30 dias, estarei lá, realizando o sonho.

E as pessoas perguntam: por quê Alemanha?

A resposta mais honesta é: Ich weiss nicht! (Eu não sei!)

Já dei diversas respostas para essa pergunta, enumerando N motivos para gostar da Alemanha e provavelmente todas são verdadeiras. A mais freqüente é que acho que são povos muito diferentes, e ultrapassar as diferenças entre as pessoas e povos é um dos assuntos que mais me interessa. Mas só isso não se justifica.

De qualquer forma, pretendo descobrir mais sobre os motivos dessa paixão a partir de 26 de dezembro, quando serei o guia oficial da Ulrike – minha amiga alemã de Frisenheim e escritora do Honeymood – pelas ruas de São Paulo, dos meandros do ser paulistano e das feijoadas com caipirinhas e cerveja gelada da maior cidade brasileira. E na sequência ela será minha guia pelos caminhos da Alemanha, do povo alemão, e também dos vinhos e cervejas alemãs, afinal, além de riqueza cultural, se há algo que estes povos tão diferentes compartilham é o gosto pela boa comida e pela boa bebida.

E podem acreditar que vou brindar cada descoberta, seja gastrônomica, etílica, cultural ou pessoal.

Prost! Saúde!

10 respostas em “30 dias para a Alemanha e contando

  1. Hey,
    rsrsrs! é super legal!!!!!
    Gluck Gluck Gluck!!!
    :-)

    para todos os quem não têm conhecimentos “insider”: “Gluckgluckgluck” em alemão significa o barulho que fazemos quando bebemos uma pequena cervejinha bem gelada direitamente da garrafa.
    Para a boa sorte, o Gluck preciso de um pequeno trema…
    Viel Glück! e uns enormes beijos pra vocês
    :-)
    A Bee

  2. Pingback: 27 dias para a Alemanha e contando « Celso Bessa Post-its

  3. Puxa! Que legal!

    Espero que os dois se acertem bem. Estive lendo o blog da Ulrike e gostei da grande diferença: ninguém pergunta a ela por que o Brasil…

    Que pena que ela vai ficar poucos dias. Tomara que volte em breve para conhecer o Rio. Não que São Paulo não valha a visita ao Brasil, mas estar tão perto do Rio e não visitar é como ter uma cesta de bombons finos por perto e só experimentar rapadura de melado. Olha que eu gosto de rapadura… (que comparação estranha inventei de fazer…).

    Abraços,

    Fabiana

  4. A comparação não significa que eu ache o Rio melhor do que São Paulo, mas é tão, tão maravilhoso para um turista…

    Adoro as duas cidades (embora não conheça tão bem nenhuma das duas). Elas são diferentes e atraentes. Mas, como disse a Ulrike, visitará os amigos – isso é o mais importante. Uma cidade não se faz sem pessoas queridas – uma viagem é mil vezes melhor quando temos alguém para nos receber no pais.

  5. Pingback: 30 days to Germany and counting down « Celso Bessa Post-its | English Version

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s