Direitos e reclamações de consumidores – dicas e links.

[atualização 29/05/2011]
Notícias boas para sacudir o e-commerce no Brasil:

Lojas Americanas.com Proibida de Vender no Rio e Amazon no Brasil

[/atualização]

Freqüentemente, algum visitante deixa comentário ou me manda e-mail pedindo informações, reclamando ou solicitando providências de lojas de e-commerce como Submarino, Americanas.com (socorro), varejistas como Casas Bahia e Magazine Luiza ou operadoras de telefonia como Telefônica, Vivo, TIM, et cetera. Vários, pensam que este blogue ou eu temos alguma relação com as empresas ou somos orgãos que podem ajudá-los a conseguir ter o direito respeitado ou serem ouvidos.

Infelizmente, não posso fazer nada além de dar “voz” a estes consumidores ou alguma dica por e-mail e insistir que as empresas precisam investir menos em tecnologia e mais na relação humana com seus clientes consumidores.

Enquanto estas companhias não fazem esse investimento, continuo dando o espaço e dicas. Segue uma lista de links e dicas úteis:

  • ProconSP;
  • IDEC;
  • Entupa a caixa postal da empresa de e-mails: ombudsmen, SACs, etc;
  • Blog A Era do Consumidor;
  • Reclame Aqui.Net http://www.reclameaqui.net/;
  • Casas Bahia.Org;
  • Escreve em blogs e comunidades sobre o assunto (Eu Odeio Americanas.com, no Orkut, por exemplo). Não terão visibilidade direta, mas vão ajudar a tirar a empresa de boas posições em buscas (Google, Yahoo, et cetera) e vão abrir os olhos de compradores em potencial, a empresa vai gastar mais grana. Não resolve o seu problema mas dá uma satisfaçãozinha. :-) ;
  • Mande e-mail do ombudsman da empresa (como fiz com a da Americanas.com) ou para o e-mail dos investidores destas empresas.;
  • Artigos sobre a negócios, social media e as relações entre empresa e consumidor no Webinsider;
  • Escrever para veículos de mídia tradicional. Tantos os gerais como Folha, Estadão, JB e Veja, entre outros, como os de nicho ou mercado como INFO, Casa&Decoração, Consumidor Moderno;
  • Site Nunca Mais.Net, já mencionado anteriormente aqui no Post-Its no texto Utilidade Pública.

Conforme eu for lembrando de outras dicas, coloco aqui. Enquanto isso, clique aqui para ler outros textos sobre problemas no e-commerce, negócios e direitos dos consumidores aqui no Post-Its.

‘braços e boa sorte, crianças!

[editado em 25 de setembro de 2007 às 16h55]

Anúncios

8 respostas em “Direitos e reclamações de consumidores – dicas e links.

  1. Pingback: Post-It: A revolução nândica da cerveja usável « Celso Bessa Post-its

  2. Achei os móveis muito fracos e a montagem dos mesmos péssima.Fiz uma compra em valor alto e paguei a vista,mas nao fiquei satisfeita com o acabamento dos móveis.As gavetas saem dos trilhos, os puxadores saem na nossa mão,os estofados das cadeira saem facilmente,as mesas de tao mal montadas estão caindo.Manifesto a minha total decepção pelos móveis adquiridos!!

  3. caro amigo e xará: estou tinindo de raiva por ter efetuado compras nas casas bahia com cartões bradesco-visa.lamentavelmente fiz algumas compras na ´´dedicação total a você´´e , pagando o valor minimo, levei na cabeça. fulo da vida, parei de pagar a conta em maio devido abusiva taxa cobrada, tipo encargos financeiros. é um verdadeiro assalto á mão armada, haja vista q devia cerca de 1400 e bolinhas em maio e agora me cobram mais de 2000 reais. tentei acordo, mas não aceitaram minha proposta no maldito 0800. que faço? paro de pagar essa entidade ou tento acionar a justiça? por favor, agradeço pelo seu conselho. grato!

  4. ola!comprei um comptador na casa bahia de seropedica rj,não tive a sorte deu um problema +foi um presente p/ meu filho q hoje mora em s. paulo ,ele ja levou na autorizada ,e la lhe deram outro monitor +este ja deu problema ,ele não tem internet ,o q fazer p/seu ter meus direitos a outro afinal ja são 2 trocar ,com um comptador q não é usado ,preciso saber como vou agir com esta situação muito desagradavel ,aguardo respostas ,minhas dividas com vces estão corretamente pagas ,grata pela atenção …

  5. Pingback: Lojas Americanas.com Proibida de Vender no Rio e Amazon no Brasil « Celso Bessa Post-its

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s