Youtube Remixer – edição de vídeo online

O Google está mesmo a fim de eliminar um monte de ferramentas do desktop.

Estava escrevendo um texto para o CyberTV e cheguei até o Youtube Remixer, uma ferramenta muito bacana – ainda em testes – que permite a edição de vídeos online.

Óbvio que não é voltado para profissionais, mas tenho certeza que veremos muito vídeo criativo por aí. E essa ferramenta também abre um possibilidade muito grande para a democratização da expressão. Imaginem um telecentro que, ao invés de investir em um parque de computadores parrudos e programas caros de edição, investe de forma mais inteligente numa conexão banda larga, computadores que suportem essa ferramenta de edição online e oficinas de criatividade. Se O Youtube criar um suporte direto a vídeos a partir das câmeras digitais ou celulares, fica mais interessante ainda.

Imagino que dentro em breve terão opções mais avançadas da edição, pois há um banner da Adobe no site Youtube Remixer sobre o Adobe Premier Elements, voltado ao mercado de vídeo doméstico e a interface do Remixer utilizar Adobe Flash, que me leva a supor que todo o backend é feito em Adobe Flex, e como a Adobe está investindo pesado no Flex e no conceito de RIA (Rich Internet Applications, ou aplicações internet ricas), me leva a supor que está participando ativamente do projeto e este pode crescer bastante.

Para os desenvolvedores que estão interessados em desenvolver algo com Flex, RIA e Web 2.0, seria ótimo ficar de olho e notar que o mais importante é que o projeto acrescente valor para realmente fazer sentido usar Flex ou qualquer outra tecnologia vistosa e chamá-lo de Rich.

Jabá de Leve (pode chamar de publicidade)

A BRQ é distribuidora exclusiva no Brasil da linha de produtos Enterprise da Adobe, composta por LiveCycle e Flex. Para mais informações, visite: www.brq.com/portugues/pressreleases-20060518-adobe-00.htm

Anúncios

Uma resposta em “Youtube Remixer – edição de vídeo online

  1. Pingback: Post-It: Mogulus. Mais uma plataforma para produzir e transmitir vídeos na internet « Celso Bessa Post-its

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s