O site da Bohemia em Flash. Ou, me deixa falar bem da cerveja!

Acabei de enviar ao SAC da Bohemia uma mensagem reclamando de alguns probleminhas de usabilidade, arquitetura de informação – leves até – no site em flash deles. Como tem uma galera que lê ou já leu o blog por causa de assunto relacionamento a estes assuntos (cerveja, usabilidade e serviço de atendimento ao consumidor), resolvi postar a mensagem. Assim, aproveitamos para avaliar a presteza e qualidade do SAC da AMBEV.

Vai com erro de digitação, português e tudo!

[atualizado 17 de Maio de 2007]
Fiz as devidas correções e algumas edições para o texto ficar inteligível. Do contrário, a GSR poderia me punir

———

Senhoras, senhores, moças e rapazes. Sou um apreciador da Bohemia, em especial da Bohemia Weiss.

Gosto tanto que de vez em quando, ao mencionar cervejas em textos no meu blog, cito a Bohemia. Gosto tanto que pensava em fazer o próximo lay-out do meu portifólio com uma temática homenageando a cerveja Bohemia. Mas sou um designer e desenvolvedor web que preza por usabilidade e acessibilidade e ando repensando se vou mesmo.

Vejam só: nesta semana eu estava escrevendo um texto no blog (este aqui: https://celsobessa.wordpress.com/2007/05/17/wordpress-e-automattic-comemorando-muito/ ) e quis colocar um link específico para o site da Bohemia, mostrando a Bohemia Weiss e infelizmente, não há, pois o site é feito em flash e não há um link específico para cada seção. Sem falar que se a pessoa que clicar no link não tiver flash instalado por algum motivo: é bau, bau. Pior é que parte do público do meu blog é estrangeira. Ttambém já comentei da Bohemia Weiss para alguns amigos fora do Brasil. E não havia link específico para enviar a eles.

Continuando, vejo alguns outros problemas, como por exemplo eu esperar que carregue o livro do cervejeiro para finalmente achar a seção da Bohemia Weiss. Preciso confessar que achei visual bonito, mas, eu queria mesmo era objetividade: achar logo a seção, ver uma foto para mandar para uma pessoa e falar das boas qualidades da cerveja. Perdi a paciência em esperar – e olha que a rede aqui do trabalho é rapidíssima. Imaginem a situação de quem depende de linha discada, conexão via rádio ou mesmo da porcaria do Speedy (banda não-muito-larga da Telefônica). De qualquer forma, não pude fazer publicidade – gratuita e abrangente – para vocês.

E vejam, mencionarei apenas por alto as dificuldades que as pessoas com algum tipo de necessidade especial (deficientes físicos em diversos níveis, por exemplo), têm com sites que só funcionam em flash, e et cetera, et cetera, et cetera.*

Bom, vou parar por aqui. Me deu vontade de tomar cerveja, mas acho que será uma Erdinger mesmo. Até pelo fato de o dólar estar barato, né? :-)

Espero que pensem a respeito e ajudem esse pobre apreciador nerd/geek.

‘braços

(*) = Falando em acessibilidade, um vídeo interessante: https://celsobessa.wordpress.com/2006/05/02/quer-saber-o-que-e-acessibilidade/

PS: A propósito, só para constar, dá para burlar esse negocio de registrar a idade simplesmente acessando pelo endereço http://www.bohemia.com.br/index_seleciona.asp . Se querem mesmo evitar a entrada de menores ao site, precisam de mais cuidado. ‘braços – parte 2

7 respostas em “O site da Bohemia em Flash. Ou, me deixa falar bem da cerveja!

  1. Celso,
    Também sou apreciadora da Bohemia (todas, sem preconceito) e acho o site da Bohemia muito bonito, porém, concordo com vc. , isso não é tudo num site, aliás, é apenas uma pequena parte.
    Por essa e outras razões, nosso site, que está em desenvolvimento, deverá pensar nessas limitações antes de ser implantado.
    Sobre a Cerveja, ja apresentei a Bohemia Weiss a alguns gringos alemães que disseram que a cerveja é melhor que a produzida lá!!
    Agora vc. também não precisa radicalizar e beber Erdinger ” né”? Afinal, errar é humano, e sempre há um humano responsável pela implantação do site ; )

    Erika Bessa Coelho
    Fruit & Food Log
    logística e exportação de frutas, carnes, peixes e frutos do mar

    Fruit & Food Log
    exotics fruits, meat, fish and seafood trading and logistics

  2. Pingback: Post-It: Cerveja, ciberespaço e buscas bizarras « Celso Bessa Post-its

  3. Pingback: Post-It: A revolução nândica da cerveja usável « Celso Bessa Post-its

  4. porque cada caixa de cerveja em lata tem um gosto diferente isto é terrível. Ela é tão boa não deixem acontecer isto. Porque chega nos mercados as caixas e latas tão suja. Falo tudo isso porque eu gosto de tomar a BOHEMIA, seria muito mais fácil trocar a marca??????????

  5. Pode crer.
    Vindo de um cara cujo site é:

    Index of /

    Name Last modified Size Description

    Parent Directory 07-Jun-2008 08:47 –
    cgi-bin/ 15-Jul-2003 13:35 –

    Eu considero um elogio.

    ‘braços, volte sempre.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s