Contexto é o que “linka”

Dia desses a Elisabete Cunha me perguntou por quê eu nunca coloquei um link para o blog dela. Na mesma época me questionaram o motivo de eu usar tantas tags para classificar meus posts.

A resposta, de uma forma geral, é: contexto.

Tanto para criar um post, como para inserir um link, ou decidir as tags que uso, o que me guia é o contexto. Ou contextos.

As ligações entre meu contexto pessoal, o contexto geral da blogosfera, o contexto do mundo (offline e online), tudo influencia nos assuntos que vou abordar, no como abordo o assunto ou mesmo se vou “wordpressar” ou não naquele dia. E muitas vezes, gosto de oferecer diversos contextos para uma mesma informação.

Quanto mais contextos estão ligados, mais provável de eu escrever sobre ele – pois se tornam hipercontextos. A ferramenta hipertexto só é bem aproveitada quando gera essa teia de idéias, hiperlinkadas em hipercontextos. E se um blog ou site me ajuda a explicar, contextualizar um assunto ou expressão, ou oferecer novos contextos para as idéias que apresento, muito provavelmente ele será “linkado” – se ele cair como uma luva em uma palavra, ilustrar e dar um novo sentido ao que escrevo ou oferecer novos caminhos de pensamento, mais provável ainda. E quanto mais idéias e possibilidades, mais contextos; e quanto mais contextos, mais tags.

Uma quadrilha de tags, como bem disse o Gattune!

4 respostas em “Contexto é o que “linka”

  1. Celso: Agora entendi a razão!!!
    Bem, quanto ao link, falei pela questão de facilitar a nossa comunicação. Respeito seu ponto de vista que é bem racional. É que sou meio emocional,sabe?
    Preciso exercitar meu lado racional.
    Continuo lhe admirando muito!!
    * [É meu lado menininha!!!!…bah!!!]
    um beijão e aparece para me ver cara!!!!

  2. Pingback: Erotismo e Videogames no A Vida Secreta « Celso Bessa Post-its

  3. Como eu escolhi classificar os Filmes, no Blog, por Países, deixo para as Tags, os Gêneros – Ação, Aventura, Comédia, Drama… Também coloco outras.

    Sobre linkar no corpo do texto, também o faço quando num outro site/blog há um detalhamento que no meu, iria prolongar muito o texto. Tirando até de foco a análise do filme.

    Quando uso uma foto/imagem que está assinada, além da permissão, eu linko de onde eu trouxe.

    E um site que sempre uso, é o Imdb. Principalmente dentro da ficha técnica do filme.

    Beijo,

Deixe um comentário

