Cuidando da (má) imagem das Americanas.com

[atualização 29/05/2011]
Notícias boas para sacudir o e-commerce no Brasil:

Lojas Americanas.com Proibida de Vender no Rio e Amazon no Brasil

[/atualização]

Imagine um jornalista gringo, de um veículo conceituado e formador de opinião, escrevendo um artigo sobre e-commerce na América Latina. Imagine ele pesquisando sobre o Brasil, maior economia da América Do Sul e fica sabendo sobre a fusão da Americanas.com e do Submarino.

Agora, imagine ele entrando no Google nesse exato momento (24 de Janeiro de 2006 às 16h33) e pesquisando pelos termos Americanas.com e Submarino.

Ele ia dar de cara com um texto negativo sobre o assunto, escrito por mim, logo no primeiro resultado da primeira página (vide imagem 1). E se tivesse interesse e tentasse a página 2, veria que o quarto resultado também é um texto negativo, escrito por mim. (vide imagem 2)

Péssimo né?

Mas poderia ser pior, ele poderia ter entrado pelo www.2directorymall.info (e de fato entraram no Post-Its por ali, hoje – vide imagem 3), procurado o termo Americanas.com e veria que os CINCO primeiros resultados são textos negativos que escrevi sobre o Um Drama Americanas, como mostro na imagem 4.

MEGA péssimo né?

Seguem as imagens, cliquem para ver ampliadas

Imagem 1 – Texto “Cicarelli, Azeredo, You Tube, Americanas.com, Submarino e o bicho-papão chamado internet” em primeiro lugar nos resultados do Google no dia 24 de Janeiro de 2006 para a busca pelo termos americanas.com e submarino;

Buscas no Google - pagina 2Imagem 2 – Texto “Fusão da Americanas.com e Submarino e a imaturidade do e-commerce brasileiro” no 14º lugar nos resultados do Google no mesmo dia na mesma busca. É o quarto da segunda página, ainda dentro da área de atenção do usuário, segundo pesquisas diversas;

Estat�sticas Post-ItsImagem 3 – Estatísticas de visita do Celso Bessa Post-Its, referência vinda do site http://www.2directorymall.info com o termo de busca americanas.com no dia 24 de Janeiro de 2007;

Buscas www.2directorymall.comImagem 4 – 5 textos meus sobre a Americanas.com nos primeiros 5 resultados da busca pelo termo americanas.com no site www.2directorymall.info .

Uma resposta em “Cuidando da (má) imagem das Americanas.com

  1. Gostaria de abordar a desequilibrada relação entre as operadoras de telefonia fixa e móvel e os consumidores, as suas práticas CONTRA seus consumidores.
    Esta relação já começa muito mal quando temos que enfrentar a via crucis do telemarketing, onde perde-se horas tentando resolver inutilmente os problemas e onde “vamos estar tendo que estar engolindo” os tais “procedimentos” as situaçãoes absurdas e ilegais a que os cidadãos estão submissos sem ter quem os defenda.
    Desde fevereiro tenho um telefone Livre da famigerada Embratel. Trabalho como representante comercial, e por esta razão uso muito meu telefone, inclusive para ligações interurbanas e internacionais. Pois apesar de nunca ter atrasado um unico pagamento, a Embratel ja bloqueou (ilegalmente) minha linha duas vezes para uma tal “análise”. Isso porque ela acha que minha conta está muito alta e ela teme que minha linha esteja clonada. Ou seja, em vez de investir em tecnologia que impeça a clonagem, ela corta minha linha, e só libera depois que eu pague, mesmo ainda não sendo a data do vencimento. O telefone está bloqueado desde 29/05 e assim ficará até 11/06, quando vence a fatura do telefone. Fatura que sequer chegou a minha casa ainda.
    Gastei 4 horas do meu trabalho tentando uma comunicação com a Embratel, para finalmente ter esse absurdo veredito. Só para constar, registrei minha reclamação junto a Anatel, mas se ela é importente até para coibir ação de rádios-pirata que interferem na comunicação dos vôos, pondo em risco a vida de milhares de pessoas, que dirá em casos “isolados” como o meu!

    Erika Bessa
    Fruit & Food Log
    logística e exportação de frutas, carnes, peixes e frutos do mar

    Fruit & Food Log
    exotics fruits, meat, fish and seafood trading and logistics

    Abraços

Deixe uma resposta

