O fator humano – trate gente como gente

Uma vez, conversava com um amigo no metrô de São Paulo sobre a necessidade de haver maquinistas “pilotando” o metrô e dizendo o nome de cada estação se tudo poderia ser controlado por computadores e pré-gravado?

Dentre os vários motivos que discutimos, um em especial merece ser destacado: humanos, exceto os geeks fanáticos de plantão, tendem a não gostar de máquinas.

É muito mais agradável ouvir uma nova voz dizendo “Estação Ana Rosa” a cada viagem- com seus trejeitos, timbres e inflexões – do que ouvir uma máquina dizendo: ES.TA.ÇÃO..A.NA..RO.SA. Também transmite mais segurança, e respeito, ver que há uma pessoa no comando e conduzindo o trem do que contar com a “infalibilidade” de um sistema eletrônico pré-programado.

Bem desagradável, por exemplo, é ligar para uma empresa e ficar passando de um menu automático a outro, ouvindo uma voz digitalizada. Muitas empresas ainda não perceberam que dão um tiro no pé ao economizar uns trocados quando instalam esses sistemas automáticos ou ainda sistemas de e-commerce que são maquinalmente (de)eficientes: estão deixando clientes descontentes, deixando de fazer negócios e jogando a imagem da empresa no lixo. Fazendo exatamente o inverso do que mandam as cartilhas de branding, marketing de relacionamento e também esquecendo o que deveria ser principal guia em qualquer atividade social: o bom senso.

Como muitas empresas demoram para entender o recado, vou ser mais explícito:

Trate gente como gente, porra!

Anúncios

3 respostas em “O fator humano – trate gente como gente

  1. Adorei esse post…..eu e milhaaaaaares de pessoas detestamos ligar p/ uma empresa e ser atendida por um computador com um menu chatíssimo, sem contar a Telefonica, q é pior ainda, pois além de digitar temos q falar com a máquina tbem rs Bjkas Xu…

  2. Pois é, ainda temos a Telemar, agora com atendimento eletrônico personalizado. Você liga o 10331 e literalmente conversa com o aparelho. Tipo, você vai para um telefone público, liga para o serviço de atendimento Telemar e fica falando sozinho, em voz alta, coisas desconexas para quem está na fila atrás de você. Onde vamos parar….

    Bons ventos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s