Pequenas Revoluções – Desembargador ordena desbloqueio ao You Tube

Boicote a Daniella CicarelliPra mim, o lado Coca-Cola da vida – de abrir um sorrisão e dar pulos de alegria- é ler um notícia como essa que acabei de ver Consultor Jurídico sobre o bloqueio por causa do vídeo da Daniella Cicarelli transando. O desembargador voltou atrás na sua decisão que deixou bem claro desconhecimento – compartilhado por muitas autoridades – sobre o assunto e demonstrou ser mais um engolido pelo bicho papão internet:

Ou seja – Desembargador do TJ-SP manda desbloquear YouTube

por Maurício Cardoso

O desembargador Ênio Santarelli Zuliani, do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou nesta terça-feira (9/1) o desbloqueio do site de vídeos YouTube. Ele mandou “restabelecer o sinal do site YouTube, solicitando que as operadoras restabeleçam o acesso e informem ao Tribunal as razões técnicas da suposta impossibilidade de serem bloqueados os endereços eletrônicos”.

A blogosfera e internautas unidos, demonstrando seu repúdio e influenciando. Isso é mais que uma pequena revolução.

Parabéns a todos que se manifestaram. Mas tudo isso ainda deve continuar: o boicote à Cicarelli, a cobrança por mais conhecimento técnico – em qualquer assunto – de por parte das autoridades, a mobilização. Enormes pequenas revoluções, pois a história é feita de cotidiano.

Como a pequena revolução pessoal do Juiz Jorge Araújo, que pra mim é um bom exemplo que precisa ser seguido. Aproveito para citar uma “conversinha” que tive ele através dos comentários. Acho que cabe bem aqui, não só para mostrar uma excessão que precisa virar regra, como esclarece um pouco sobre a questão da legalidade do assunto e sobre o que penso sobre cidadania e desobediência civil:

Jorge Araujo // Jan 9th 2007 at 12:45

Celso,

Como a ordem não foi dirigida à população: “é proibido assistir aos vídeos do YouTube”, mas às empresas provedoras de serviços, não há qualquer ilícito em assistir ou divulgar formas de assistir ao vídeo.
Aliás a iniciativa apenas demonstra a cidadania e o quanto o Brasil é diferente da China ao que estamos comparados, pois lá é ilegal o acesso.

No mais parabéns pela iniciativa. Já divulguei em um dos meus posts uma forma de assistir ao vídeo, mas para mim o assunto, ao menos no meu blog já se esgotou (ou me esgotou).

Um abraço!

Celso Bessa said…

Olá Jorge.

Agradeço o comentário, principalmente ao enfatizar que não há nada ilegal em burlarmos o bloqueio ao You Tube.

Para fechar esse assunto aqui em seu blog, faço dois comentários:

  • 1) A necessidade de um maior esclarecimento técnico por parte das autoridades executivas, judiciárias e legislativas em todas as questões. Nesse caso, do “bicho-papão internet”*. E aqui Acho importante ressaltar que Acho que está bem claro que a cidadania bem claro que o que chamo de desobediência civil.
  • 2) Se por um lado faz parte da cidadania fazer com que a legislação ou decisões da justiça, por outro, descumprí-las ou burlar estas mesmas leis e decisões também faz parte de nossa obrigação como cidadãos. Mesmo que a decisão tivesse efeito sobre nós cidadãos e não provedores. Eis o conceito de desobediência civil que defendo, pois nesse caso acredito que um princípio básico de cidadania – e creio do direito – é de que o interesse coletivo tem precedência sobre o indivídual, como defendi no post Sobre Nova Schin, ANVISA, publicitários, censura, liberdades e responsabilidades

Parabéns novamente a todos. E como disse o Júlio Hungria, no Blue Bus: tomate neles!

‘braços

Technorati tags: bloqueioaoyoutube, burlarbloqueioaoyoutube, daniela+cicarelli, daniella+cicarelli, youtube e you+tube. No meu caso, também vou incluir as tags desobedienciacivil e desobediencia+civil

Anúncios

7 respostas em “Pequenas Revoluções – Desembargador ordena desbloqueio ao You Tube

  1. Pingback: Desobediência Civil - burlando o bloqueio ao You Tube #1 « Celso Bessa Post-its

  2. Pingback: Daniella Cicarelli e o Tato Malzoni na praia - melhores comentários « Celso Bessa Post-its

  3. Pingback: Daniella Cicarelli transando. Ou, como aumentar a visitação de seu blog. « Celso Bessa Post-its

  4. Pingback: Cicarelli, Azeredo, You Tube, Americanas.com, Submarino e o bicho-papão chamado internet « Celso Bessa Post-its

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s