Revista Com Ciência 83: DRM, segurança digital, censura e crimes de internet

O Robson, do Excelência Gráfica, me mandou um e-mail bem bacana sobre a revista digital Com Ciência, publicada pelo Labjor e a SBPCSociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

A última edição é sobre Segurança Digital e trata de temas muito bacanas como DRM, segurança digital, certificação digital, censura, hackering, phising scam e outros crimes via internet. Cito abaixo dois textos me chamaram atenção em especial.

  • Códigos a(r)mados, códigos desa(r)mados

    Que tal se, depois de você passar dias ansioso por um fim de semana na praia, já tendo carregado a bagagem no porta-malas e se acomodado no banco do motorista, o carro anunciasse que prefere ficar relaxado em casa? Talvez você já tenha vivido situações em que a lei de Murphy faz parecer que um defeito mecânico num objeto inanimado seja manifestação de um desejo contrário ao seu. Mas e se o objeto inanimado houver sido projetado especificamente para se opor aos seus desejos e cercear suas liberdades?

  • DRM: Defectis Repleta Machina

    Um é um cinqüentão, nascido em New Jersey. Outro, um garoto norueguês, geração de 1983. Um é empresário, partidário da privacidade do cidadão. Outro, um militante do software livre. Os dois tiveram problemas com a justiça, em certo sentido por razões opostas: o garoto, por ser bom demais em violar sistemas de proteção digital; o cinqüentão por inventar um sistema difícil de violar. Os dois ganharam suas batalhas e viraram celebridades no mundo da net. Duas excelentes histórias para mostrar como, na sociedade dos códigos, tentar livrar-se do olhar bisbilhoteiro do Estado ou usufruir de maneira livre de um produto comprado legalmente pode ser considerado crime.

Vale a pena ler a revista inteira, especialmente após esse projeto ridículo do nosso querido Eduardo Azeredo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s