Americanas.com – E-commerce de sacanagem com o consumidor

[atualização 29/05/2011]
Notícias boas para sacudir o e-commerce no Brasil:

Lojas Americanas.com Proibida de Vender no Rio e Amazon no Brasil

[/atualização]

[atualizado em 13 de dezembro de 2006 às 15h30]

Hoje, dia 13 de dezembro, logo pela manhã, fui contactado pela ouvidora da Americanas, que me deu um novo motivo (extravio/roubo de mercadoria da transportadora) e me garantiu que estavam acelerando o processo para que eu recebesse.

Quando cheguei no trabalho, o pacote estava em cima de minha mesa.

Mais tarde, ou amanhã, coloco um novo post com esse capítulo – final, espero – da saga “Um Drama Americanas”.

PS: A ouvidora foi muito educada, atenciosa e demonstrou ter conhecimento e controle de todo o processo. Ponto positivo.

—————-

A Americanas.com só pode estar de sacanagem com o consumidor. Ou estão “nadando”, perdidos, algo no gênero.

Esse país precisa de uma mudança na mentalidade muito grande. Nada irá adiantar manter bons sistemas de e-commerce se não melhorarem ou mudarem procedimentos e posturas.

Nem resolvem meu problema e nem demonstram o mínimo de respeito, pois pelo jeito não leram aparte onde digo que não posso esperar até o 13, e ainda me pedem para esperar dia 14!!

O Submarino não é perfeito, já tive atrasos, mas na média, era a melhor experiência que eu tive com comércio eletrônico até então. Espero que saibam onde estão enfiando o pé. Eu estava pensando em inscrever o Post-Its, o CelsoBessa.Com.Br e o site d’A Panela Multimídia no programa de afiliados, mas sinceramente não quero me queimar ao fazer sugestões de livros, cds e outros produtos para um e-commerce que não funciona. Preciso respeitar os leitores, amigos e colaboradores.

Vamos lá para mais um capítulo da novela “Um Drama Americanas”, que já teve dois capítulos: 1 – Fusão da Americanas.com e Submarino e a imaturidade do e-commerce brasileiro e 2 – Mais sobre a Americanas.Com

Celso Bessa
para sac.atendimento, ombudsman, marketing, mdiniz, danielelua
Mais opções 18:27 (0 minutos atrás)
Peraí. É sacanagem não é?
Cadê a câmera escondida? Deve ser alguma pegadinha.

Primeiro era problema com a transportadora e agora é falta de produto?

Qual o procedimento para cancelar o pedido?

Me respondam enquanto procuro o e-mail da Folha, do Estadão, JB, Veja, Consumidor Moderno, A Tarde, Correio da Bahia, etc para sugerir uma pauta sobre a IN(eficiência) da logística da americanas.

Obrigado

Celso Bessa
https://celsobessa.wordpress.com
http://www.celsobessa.com.br
http://www.apanelamultimidia.com.br
– Ocultar texto das mensagens anteriores –

Em 12/12/06, sac.atendimento@americanas.com < sac.atendimento@americanas.com> escreveu:

Prezado senhor
Celso Bessa, inicialmente gostaria-mos de pedir desculpas pelo transtorno ocasionado pela falta do(s) produto(s)
adquirido(s) e informo a senhora que as providências cabíveis já foram tomadas e sua entrega chegará ao local informado
por volta do dia 14/12 e não dia 13/12 como foi informado, peço a gentileza que aguarde a entrega no local indicado,
salientando que as entregas são feitas no horário das 8hs até as 20hs da noite especialmente em dias úteis, caso não
receba a mesma nos retorne contato de imediato para que as medidas necessárias sejam adotadas.

A Americanas.com agradece o seu contato e lhe deseja um feliz natal.

Atenciosamente,

Operador – Ronaldo Rocha – Atendimento a Clientes

PS1: Alguém tem sugestões de mais jornais e revistas para eu fazer buxixo?

PS2: ouvindo The Clash – Lost in the Supermarket : “I’m all lost in the supermarket. I cannot longer shop happily!” – Se quiser comprar, por segurança, clique aqui para comprar na Amazon – pena que tenhamos que movimentar a economia estrangeira, e não a nossa!

Off-topic: Celso Bessa Post-Its no Top 10 do Coke Ring.

O blog está entre os Top 10 no Coke Ring e para tornar-me Coke “jedi” Master preciso receber votos. Se gostou do blog, então por favor, clique no selo na coluna à direita. Levará pouco tempo, não nos deixará mais ricos e nem mais pobres, mas eu posso ganhar alguns prêmiso que vou vender ou rifar e o doar 50% da grana ao projeto Galera Solidária. Um projeto bacana que você conhecer mais – e vir a participar – no site www.galerasolidaria.com.br .

O Galera Solidária é um projeto voluntário que tem como intenção levar um pouco de amor e carinho às pessoas necessitadas, que iniciou em 1999 com uma turma de amigos e hoje conta com um número cada vez maior de pessoas interessadas em participar do nosso Caminhão Solidário, que acontece 1 vez por ano, em Dezembro.

15 respostas em “Americanas.com – E-commerce de sacanagem com o consumidor

  1. Celso , lute sempre pelos seus direitos!!
    As Lojas Americanas é FAMOSA em fazer merda!
    O melhor é a má propaganda boca a boca ou blog a blog.
    APAREÇA ou me manda um email, ingrato!!

  2. Pingback: E-commerce brasileiro e Americanas.Com « Celso Bessa Post-its

  3. comprei uma Câmara digital Mitsuca 10.1MP.viajei no dia seguinte para Fortaleza.La percebi que a bateria estava F…. entrei em contato com as assistencia técnica Do RJ. Surpreza: Não existe no Rj.entrei em contato com a Americana.com que disseme nada poder fazer.entrei em contato telefônico com a Mitsuca que me informou que sem um técnico autorizado informar o problema eu TENHO que COMPRAR outra bateria por 170 reais.Somente êles tem a bateria.SACANAGEM

  4. O meu pedido era 30577223, mas agora eu não quero mais nada daqui só quero o meu dinheiro que ninguem sabe onde foi parar

    Resolvi comprar algo nesta lojinha, chumbrega. Mas continuo dizendo que a besta sou eu, que insisti em comprar aqui.
    Liguei, mandei mensagem, consegui atendimento online, mas sempre a mesma resposta “…um dia útil para resolver o problema…”, e nada. O atendimento por telefone é uma desgraça, para não usar uma palavra chula. Ninguém resolve nada, só empurra para frente o problema, sempre com mais um dia útil. É impressionante o descaso e a incompetência, que certamente é geral, pois a diretoria deve ser composta por um bando de idiotas – afinal, o exemplo vem de cima. É difícil. Ficamos à mercê de gente que não está nem aí para com o cliente. Inclusive, se voce quizer devolução, esqueça: outra novela, que agora não cabe aqui, para não tirar o foco. Em vez de contratarem um motoboy para entregar a encomenda na hora, DHL, Fedex, não, preferem judiar do cliente, e pedir mais um dia útil. É incomensurável a quantidade de palavrões que passa pela minha cabeça. E a gente não tem acesso direto a ninguém que resolva, porque obviamente, não querem isso. Ficamos limitados ao atendimento medíocre do telemarketing, que só aqui geraria um capítulo à parte, aliás, uma novela e tanto. Bom, a mediocridade é generalizada na Americans.com. A partir de agora, farei uma cruzada particular de anti-propaganda desta empresinha, desaconselhando qualquer compra, porque sem dúvida trará problemas, como enfrento. Estou cheio desta falta de respeito que permeia nossa sociedade, e farei minha parte para tentar mudar, dentro do possível, esta realidade.
    Fora Americanas.com. Sua incompetência já superou a cota do país.

    Eliana Queiroz

  5. Novamente chego em casa velo a minha esposa irada com as Lojas Americanas de vizinhaça Blockbuster CRS 506 em Brasília,o segurança Jose Cavalcanti não saiu de trás dela acompanhando de tão de perto que ela viu o nome dele pelo crachá,não é a primeira vez.Parecia que o segurança queria algo a mais .Deixou-a constrangida.Para minha surpresa nãoachei nenhum e-mail da americana,que lojinha que só quer vender,mas sem relacionamento nenhum com seu cliente Márcio de Paula

  6. são uns pílantras, comprei um produto e com 19 dias apresentou defeito, entrei em contato com americanas, alegaram que o produto estava fora da garantia e que era de 7 dias, agora só a assistencia técnica. Só que não tenho endereço nenhum para a assistencia, conclusão estou pagando sem ter a mercadoria.

  7. vendeu e não me entregou a nota fiscal ja fiquei a tarde toda nos telefones, e nada.
    Agora não consigo o concerto pela garantia do produto.

  8. Pingback: Um Drama Americanas – Recapitulando « Celso Bessa Post-its

  9. Eu gostaria de dizer que ,é inaceitavel o tratamento que as lojas americanas dá aos consumidores.
    E tambem dizer que além de buscar nossos direitos no judiciario,poderiamos fazer um abaixo assinado via online para o ministerio público,de todos os Estados desse país!
    Temos que acabar com essa farra, que essa lojinha com esse bando de socios incopetentes, fazem com nós consumidores de todo o país.
    Tenho certeza se um advogado se interessar em liderar um processo nacional ,junto ao Ministerio Público de fechamento das pucilgas lojas americanas, por descumprimento e desrespeito do código do consumidor em todos os Estados desse país.
    Não creio que tudo o que está acontecendo comigo , destrato ,descaso no tele atendimento, o não cancelamento de um produto que não teem em estoque, a falta de envio do cancelamento para operadora de catão de credito, é um verdadeiro absurdo e o sofrimento e angustia de esperar um produto para o lazer e trabalho como no meu caso e no de varios mil brasileiros .
    a
    Não exista um fim nessa farra toda, dessas empresas que operam desonestamente neste país!
    Um abraço a todas as vitimas como eu!
    Lurdes de POA RS

  10. Sugiro a americanas três ideias necessárias que abram uma loja em tatui sp outra loja em pontal sp e uma terceira em sertãozinho sp o futuro pede passagem e essas três cidades merecem precisam e tem movimento dinheiro circulando no comércio e boa estrutura para receber e ser bem atendidos pelas americanas São cidades que realmente tem tudo a ver com vocês obrigado audair pontal

  11. Lojas americanas urgente em tatui sp pontal sp e sertãozinho sp e aí vocês verão o diferencial estou convicto e falando do que sei e análise e pesquisa

  12. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 17 DE JULHO DE 2012.

    No dia 13 de julho de 2012, eu fui até o CENTER VALE SHOPING e por ser aniversario do meu filho, resolvi comprar um TABLET pra ele.
    Não comprei pela internet porque prefiro ir até a loja e trazer o produto na hora confiando que a loja se responsabilize pelo produto, no caso de algum problema com o produto, o consumidor confia que tem à quem recorrer e que será atendido.
    Fui até a LOJAS AMARICANAS porque é uma empresa que eu confio e sou cliente a muitos anos, comprei o TABLET DL SMATR SERIE T 7 DA ANATEL.
    O funcionário nem testou o aparelho, confiando na loja como confio, achei procedimento normal. Levei o aparelho e fiz a carga de 12 horas como é sempre recomendado a primeira carga. Meu filho tentou acessar o WI FI e não conseguiu, mudou de lugar e nada, fomos pra outro bairro e não acessou, tentou 3G e também não conseguiu.
    No final de semana, o aparelho passou a não segurar carga mais, chegando a descarregar em 30 minutos.
    Passamos o final de semana tentando mas não acessa. Esperamos passar o final de semana pra procurar a loja por que muitas lojas não fazem trocas no final de semana, respeitando os três dias uteis depois da compra, procuramos a loja no dia 17 DE JULHO ( no caso, hoje) que seria o segundo dia útil após a compra.
    Uma funcionaria tentou acessar o WI FI na loja mas também não conseguiu e nos passou pra operadora de caixa.
    Esta operadora só olhou a nota e chamou outro rapaz. Ele nos disse que o procedimento da empresa é não trocar produtos de informática e que na nota está carimbada que não troca, eu não ví na hora da compra e o funcionário não me disse que não trocava, mas de qualquer modo, explicamos a ele que não compramos o aparelho pra trocar, e que preferimos comprar na loja por confiar na empresa e esperávamos alguma ajuda da loja, alguma orientação e realmente a troca do aparelho que não está funcionando. Dissemos a ele que já nem confiávamos mais na marca. Ele isentou a loja totalmente dizendo que a loja não se responsabiliza pela venda e que devíamos procurar o fabricante. Disse que é procedimento da loja e que podíamos ir a qualquer outra das LOJAS AMERICANAS que seriamos tratados da mesma maneira. Tentamos explicar que usamos a LOJAS AMERICANAS pela confiança que tínhamos na empresa.
    Mas não teve acordo nenhum, ele continuou dizendo que não podia trocar e quando perguntamos sobre alguém acima dele que pudesse nos atender, ele disse que ele era o GERENTE GERAL e que não adiantava procurar ninguém acima dele, que só ele respondia pela loja.
    Ele teve atitude arrogante e despreparada quando não quis se identificar dizendo apenas que era gerente da loja e pronto. Perguntamos seu nome e ele não disse, falou que não tinha que falar o nome dele pra ninguém, quando insistimos ele disse que se chama JAIR e somente isso, sem sobrenome, que não tinha obrigação de se identificar. Questionamos o fato e ele disse que nos queríamos o numero do RG E CPF dele e que ele não tinha obrigação de falar, dissemos que só queríamos saber o nome dele, e depois de muita insistência, ele disse o suposto nome de JAIR GALDINO e que fôssemos no PROCON e procurássemos nossos direitos. Ele disse que loja nenhuma tem que fazer troca de mercadoria mesmo com defeito e que as lojas fazem por cortesia ao cliente, que isso não é lei.
    Nos sentimos lesados e desrespeitados. Ficamos decepcionados por perceber que uma loja tão grande, conhecida e confiável como a LOJAS AMERICANAS, tem em seu quadro de funcionários, uma pessoa despreparada, arrogante e insegura como essa.
    Não vamos procurar o fabricante (ANATEL), queremos uma solução da loja, porque foi lá que fizemos a compra.
    Consumidora de SÃO JOSE DOS CAMPOS.

  13. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 24 DE JULHO DE 2012.
    Em alusão ao comentário postado no dia 17 de julho de 2012, relativo ao ocorrido nas LOJAS AMERICANAS do CENTER VALE SHOPPING, viemos esclarecer que no dia 21 de julho (sábado) fomos contatados pelo senhor JOSÉ ALMIR (gerente distrital das LOJAS AMERICANAS) lamentando pelo fato ocorrido e sugerindo que voltássemos a loja e procurássemos a gerente DAYANA e trocássemos o aparelho (no caso, o TABLET).
    Fomos até lá e fomos recebidos pela gerente DAYANA, e realmente como já esperávamos, fomos tratados com todo respeito e educação que sempre encontramos nas LOJAS AMERICANAS. Resolvido o problema, só tenho a agradecer a gerente DAYANA e o gerente distrital JOSÉ ALMIR. Continuamos frequentando as LOJAS AMERICANAS como fazemos a quase trinta anos, pois entendemos que tratou-se apenas de um fato isolado.
    Atenciosamente, muito obrigada. Consumidora de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.

Deixe um comentário

