Campanha Get a Mac – Um bom exemplo de branding

A campanha Get a Mac, da Apple, é uma das mais geniais que já vi. A antropomorfização dos computadores – utilizando dois atores de personalidades e aparência bem diferentes – demonstra características e diferenças entre os produtos de forma fácil, abrangente e sem usar “tecnicismos” consegue atingir diferentes públicos: o leigo, o técnico, o descolado, o nerd, o usuário do PC e o usuário do Mac.

É importante notar como essa campanha está bem integrada à comunicação da Apple, que reflete muito bem a filosofia e posicionamento da empresa como um todo: simplicidade, eficiência, beleza, sutileza, bom humor. Descolada, como a chamam.

Se alguém quer saber o que é um bom marketing e o que é branding, o exemplo está aí.

PS: Talvez sejam meus olhos e ouvidos ocidentais, mas acho que a versão japonesa perde muito porque os japoneses são muito parecidos. Então, se houver algum leitor japonês ou que viva dentro de um contexto japonês, por favor, dê sua opinão. E o link do vídeo japonês eu “chupei” lá do Blue Bus.

3 respostas em “Campanha Get a Mac – Um bom exemplo de branding

  1. Hello McCheese!
    nao posso dizer nada a respeito da versao japonesa – nunca tinha marido japones :-), mas tendo muito respeito e para a Franca (e um passado francês…), queria explicar que, em francês, a palavra “Mac” (pronunciada ‘mäc’!!!) pode significar “homem, tipo”…e mesmo isso: quando uma mulher francesa diz: “c’est mon mec”, ela quer dizer “isso é o meu namorado”….
    Vin rouge et fromage de chèvre de la part de
    Bee

  2. Caracoles como os japoneses trocam de roupa sem notarmos…e em contrapartida podemos ser atraídos por uma simples “lanterna japonesa” onde simples campanhas associadas aos hábitos humanos (civilizados de 9:00 h – 18 h.), podem ser brilhante e eficazes, como uma primitiva e boa sacada de comportamento e valores.

    Porque, atualmente,efeitos pirotécnicos e tecnológicos “japa advanced” podem soar como embromation!!

    Salvem as “lanternas” simples do dia-a-dia terráqueo!!

    Salvem-se com pouca luz. Economizem energia…mas não deixem de espionar as sacadas nacionais em “troca de roupa advanced”!!!

  3. Pingback: Entendendo Branding - Não é só marca ou logo bonitinho « Celso Bessa Post-its

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