Post-it: The Brazilian Hub – Blogosfera brasileira reunida para gringo ver.

Hoje logo de manhã fui surpreendido por um post em inglês comentando sobre o meu texto daquela-moça-com-o-namorado-na-espanha num novo blog chamado The Brazilian Hub. A idéia é reunir traduzir para o inglês os posts mais interessantes dos Top 100 WordPress Blogs em Português do Brasil. Uma bela iniciativa.

Fiquei contente pelos seguintes motivos:

  • Parece que foi um dos poucos “companheiros” que entendeu a motivação por trás do post Cicarelli;
  • Reúne muita coisa bacana que tenho visto por aí: Marketing de Guerrilha – Bambuzada Team , Van _Eyk – De Adriano de Carvalho, Jornalismo Digital – por Fábio Malini, entre outros;
  • Demonstra que a blogosfera brasileira é bem variada, tem qualidade, é coesa e que mesmo com discordâncias, há tolerância e respeito sobrando por aqui. Torço que isso seja levado para o mundo off-line, afinal, “eu mato mosca com revista impressa, não em flash“;
  • Vejo que essa iniciativa e essa união da blogosfera tem um potencial muito grande para ser tornar uma poderosa ferramenta para divulgar o Brasil de uma forma plural, sem um viés corporativo, baseado em estereótipos ou com o ranço que a imprensa brasileira vem mostrando. Eu, que estava tentando arranjar tempo para traduzir meu blog para inglês e alemão, me sinto mais estimulado.

Ainda não vi outros que acho bem legais como o Friburgo – Turma de Comunicação, o do filme Um Romance de Geração e as crônicas do Rouxinol e o Common People, mas, fica registrado meus parabéns ao pessoal do The Brazilian Hub e à galera que produziu estes blogs. Que continuem produzindo conteúdo de qualidade por muito tempo.

‘braços a todos.

Celso, ouvindo Gerador Zero: Samba do Aeroporto (para gringo ver)

8 respostas em “Post-it: The Brazilian Hub – Blogosfera brasileira reunida para gringo ver.

  1. Oi Celso,
    gosto muito dos seus post-its pelos seguintes motivos:
    * até mesmo eu – gringa da Alemanha, posso compreender o que você escreve….sem folhar num dicionário horas e horas…
    *até mesmo eu – quase cego num olho posso ler o que você escreve sem utilizar binóculos…
    *eu conheco muitas coisas e expressoes bacanas que meus manuais de português brasileiro nao ensinam nunca
    OBRIGADA!!!

    olhos e bracos pra você!
    a mopedbiene – comendo seu queijo favorito… :-)

  2. UL rigg, my dear. You are so kind, and always welcome.
    Glad i made myself clear and help you learning português brasileiro. I could help you with nasty word, curses and a lot of real practical words (laughs), but there’s children in the room… :-)

    hope you still coming and reading!

    Und ich sage Du: Du bist nicht einen “gringo”, Du bist fast eine Brasilianerin!

    3K

    Celso Bessa

  3. Nao, nao, nao, nao…..eu ainda estou uma gringa…mas “pinga-pinga” aprenderei o português brasileiro…com um pequeno acento europeu…..:-)
    Hey, pschschscht…..vou trair um velho segredo de estudante, um truque: para parecer muito esperto, é suficiente ler um texto, transformá-lo um pouquinho e clicar em ‘submit’…tatatata! …mas:pschschscht! nao diga a ninguém….:-)
    a mopedbiene, andando com 1000 minhocas na cabeca

  4. Olá,

    Sou estudante de jornalismo na ECA-USP. Estou realizando uma pesquisa de com o objetivo de traçar um panorama sobre diários virtuais (blogs) brasileiros. Por meio de um questionário básico, estou entrevistando vários autores de diários virtuais em todo o país.
    Se você quiser contribuir, basta enviar uma mensagem para
    pesquisablog.usp@gmail.com, até dia 21 de outubro. Entrarei em contato assim que receber uma resposta afirmativa.

    Agradeço a atenção e espero você possa participar desta etapa da pesquisa Atenciosamente, Mariana.

  5. Olá Celso
    Depois de ler o seu texto, também achei a idéia do The Brazilian Hub muito boa. A questão é que, não sendo um bom blogueiro e não tendo muita experiência virtual, fico receoso quando recebo comentários que nada têm a ver com o assunto abordado. E foi isso o que aconteceu com a turma do TBH: ao invés de divulgar o trabalho deles utilizando o simples recurso de enviar um e-mail através de minha página de contato – que é facilmente localizável –, eles optaram por divulgar o site fazendo um comentário, que se limitava em fazer propaganda do blog, numa de minhas postagens. Quando vi aquilo, deletei o comentário imediatamente. Com tantos spams rolando pela internet, achei esse recurso um tanto estranho para quem quer fazer um trabalho sério, e nem me dei ao trabalho de visitá-los com mais atenção.
    De qualquer maneira o seu post divulgou melhor o trabalho deles. Parabéns.
    E parabéns também para a mudança de visual de seu Post-its, que acontece, coincidentemente, ao mesmo tempo (e com o mesmo template) da mudança de visual de um outro blog onde publico matérias dos meus alunos: o Pára Tudo! (http://paratudo.wordpress.com/)

  6. Pingback: O poder da mídia no Brasil e no Mundo « Celso Bessa Post-its

Deixe um comentário

