O poder da mídia no Brasil e no Mundo

Ainda na Deutsche Welle, há um especial bacana sobre O Poder da Mídia que menciona alguns casos da influência da mídia, especialmente da imprensa, e a reação à essa influência em assuntos como eleições, polêmicas sobre o nazismo e islamismo, manipulação de massas, liberdade de imprensa, a importância dos weblogs como contra-mídia ou como direcionadores de pautas – mesmo as censuradas ou ignoradas por poderes públicos e grande mídia.

Acho interessante ver que essa discussão é mundial e que o Brasil é um dos países mais participantes e questionadores nesse movimento. Ainda está bastante ligado ao ciberespaço – em sites como o Blue Bus, Observatório da Imprensa, em “pegadinhas” do Cocadaboa, aqui no Post-it e por toda a blogosfera brasileira; porém, já avança bastante para as salas de estar e mesas de bar.

Lembrando que somos um país em desenvolvimento e que viveu uma ditadura institucionalizada até recentemente, esse movimento é mais agradável e esparançoso ainda. Agora, é só tomar cuidado para não nos deixarmos levar pelas ditaduras corporativas.

“The media, my army. The money , the will. The media, my army. The money, the might”
(Front 242, Matrix – Megahertz)

PS: Leia no blog do Fábio Malini o post O jornalismo participativo, por Dan Gilmor. Bem interessante.

—————–

[atualizado em 10/11/2006 às 14h14]

Assumo que há muito tempo perdi o respeito pela Veja e hoje sou quase um ativista anti-Veja. Motivos? Vários, para começar a entendê-los pode ser interessante ler o dossiê Veja no no site da Novae: www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=330

17 respostas em “O poder da mídia no Brasil e no Mundo

  1. A Ana estava fazendo um trabalho de ditadura com a amiga dela e o que elas mais falavam era: mídia.
    D.E.P.P.A.P.D.Q.S.T. o que aconteceu com o tal trabalho.

    Sementes de girassol pra você, mas só duas.

  2. A midia eh mais do que necessaria e muito mais importante para um desenvolvimento economico , principalmente no Brasil que teve um processo de economia retardado. Muito simples muito obvió dos invetimentos em que aqui sao implementados.

  3. Gente me ajudem eu pesciso de fazer um trabalho sobre o poder da midia no mundo moderno alguem por favor pode me ajudar???

  4. oi gente

    eu qria saber qual a influencia da midia nos tempos da ditadura ?

    eh pra hj

    alguem pode me ajudar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    please !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Pingback: Caçando dinossauros: Protesto e Manifesto dos Sem-Mídia em São Paulo « Celso Bessa Post-its

  6. Oii…

    Bom eu gostaria de saber como as pessoas se adequaram com a vinda da internet no brasil.

    POR FAVOR RESPONDE!!

    Abraços Celso

  7. gostaria de saber, qual a influencia da midia na universidade? e como esta se comportou historicamente no Brasil.

  8. Pingback: SEO Combat: Dossiê Veja de Luis Nassif « Celso Bessa Post-its

  9. Pingback: Estatística Bizarras - Curriculum de uma prostituta « Celso Bessa Post-its

  10. oi celso, queria uma ajuda sua estou no 2º ano da escola vai aver uma feira culturala e o tema e poder das mídias , queria uma ajuda sua pois nao sei o que falar e nem o que fazer se vc poder mim ajudar estou esperando no meu email. valeu gleyson

  11. boa noite
    Gostei das materias,gostaria de obter uma ajuda para apresentar um séminario sobre o discurso cultural das diferentes midias.deste de obrigada

  12. “O quarto poder”, este tema tem me despertado o interesse com a problemática recente sobre o Irã. Tenho sentido a pressão que revistas como Veja (sou assinante recente, tendo em vista que não agüentava mais o baixo nível de programas como ‘Fantástico, o Show da Vida’ e outros que tais da nossa Televisão Brasileira) e noticiários da Rede Globo tem feito para que “ninguém se meta, deixa os EUA resolverem o problema”, como se o mundo fosse deles e só a eles coubesse opinar sobre os rumos da humanidade. Aos desavisados, parece mesmo que o Lula tem “metido a colher onde não é chamado”. Isto me entristece, gostaria de encontrar na mídia brasileira que mais invade as casas de nossa população uma postura menos submissa. Tenho tentado fazer a minha parte, procurando fomentar discussões sobre estes temas, acho que a busca pela paz e por um mundo mais justo passa por aí. Resolvi fazer uma intervenção nas aulas da professora Leda (Tópicos Especiais / Cultura Brasileira) abordando o tema “O quarto poder: a influência dos meios de comunicação de direita e de esquerda na consciência do povo brasileiro” Foi por aí que achei seu blog. Espero encontrar algumas informações interessantes seguindo seus hiperlinks.
    Ângela

Deixe um comentário

